Como a periodização de treinos no Trail Running é feito?

Você já ouviu falar sobre periodização do treinamento? Isso é importante para sua evolução como corredor? Existe diferença entre a corrida de rua e o trail? Meu desafio de hoje, vai ser tentar falar um pouco mais sobre esses assuntos.

Primeiro: vamos definir o que é periodização para que partamos do mesmo princípio. De acordo com Estélio Dantas, especialista em motricidade “Periodização é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários e perfeitamente estabelecidos, respeitando-se os princípios científicos do treinamento desportivo”.

Porém, prefiro reduzir esta definição para que fique extremamente fácil ao entendimento. Periodização = planejamento. Quando você (atleta) procura um treinador, você estabelece uma meta junto com ele e, a partir daí, ele periodiza (planeja) o seu treino.

Quanto mais tempo o treinador tiver para planejar os seus treinos em busca de uma prova alvo (meta), maiores vão ser as chances de que você atinja o resultado desejado.

E é exatamente por isso que você deveria procurar um treinador especializado para te orientar. Sei que existem alguns “autodidata” que simplesmente saem para correr e, mesmo assim conseguem ter uma boa performance. Porém, a grande maioria das pessoas se beneficiaria da orientação de um profissional que planejaria e organizaria os treinos da melhor forma possível de acordo com a realidade de cada atleta.

A ciência do treinamento é tão vasta e complexa, que cada aluno responde de forma diferente aos mesmos estímulos, portanto é papel do profissional tentar organizar essas variáveis para que o atleta melhore ao máximo o seu desempenho.

Então, a organização e o planejamento do treinamento é de fundamental importância para qualquer esporte, ainda mais para uma modalidade com tantas complexidades e fatores externos como o trail running.

No trail, temos provas de 5Km até mais de 300Km, entra nesse cálculo o desnível durante o trajeto (subida e descida), os tempos de corte, o terreno, os materiais obrigatórios, enfim, como vemos é extremamente complicado.

Não canso de dizer que corrida de rua e trail running são esportes diferentes, ambos envolvem corrida, porém a similaridade praticamente acaba por aí.

Periodizar um bom ciclo de treinos para corredores de trail é uma tarefa árdua, até por que, a grande maioria acaba optando por distâncias mais longas. E se você escolhe essas distâncias maiores, não é aconselhável correr várias provas no mesmo ano, dependendo da prova o indicado seria apenas uma meta.

Não é uma regra, mas pela minha experiência, treinadores que vivenciem o trail têm maiores condições de entender o que cada atleta precisa.

Reprodução: Cristiano Fetter/webrun.com.br

Departamento de comunicação FPA

Comentar

Deixe seu comentário